No Brasil, o uso do cinto de segurança é obrigatório por Lei e acaba sendo responsabilidade do condutor, a garantia de que todos que estejam no carro (independente de qual banco) estejam usando o cinto de segurança.
- A não utilização do cinto de segurança é considerada uma infração grave;
- O condutor pode receber 5 pontos na carteira;
- É cobrado uma multa de R$ 195, 23.
Mas o que acontece se o cinto não for utilizado?
Em qualquer envolvimento com acidente, os passageiros são projetados para a frente, aumentando consideravelmente o peso dos mesmos. Por conta disso, qualquer pessoa que esteja no banco de trás sem o cinto de segurança, será arremessado(a) sobre o motorista ou o carona com uma força calculada em até 50 vezes maior que o seu peso.
- O risco das pessoas que não utilizam o cinto de segurança no banco de trás é tão grande e perigoso quanto para as pessoas que estão nos bancos da frente;
- Muitas pessoas acabam não usando o cinto no banco de trás, porque acreditam na falsa sensação de que os bancos da frente protegem contra impactos.
Segundo o Cesvi Brasil, se uma pessoa de 75kg sofrer uma batida a 15km/h, ela será arremessada com um peso equivalente a 600kg na hora do impacto. Ou seja, quanto mais rápido o carro estiver na hora de um possível acidente, maior será o peso de equivalência caso sofra um impacto.
O uso do cinto de segurança é imprescindível (para todos os passageiros no carro) e pode salvar a sua vida e a vida de quem você ama. Esteja sempre atento para que todos os cintos de segurança do carro estejam devidamente disponíveis e bem cuidados para uso.
Fique atento para as próximas dicas da Segurarse!
Prezamos pela sua segurança de toda sua família =)