Nada mais importante do que conduzir um caminhão seguro, bem cuidado e confortável! Mas para que tudo isso aconteça, é muito importante fazer a manutenção preventiva.
A manutenção preventiva prolonga a vida útil da sua máquina, garantindo o mais importante de tudo: que você dirija em segurança.
Realizar a manutenção no tempo correto é evitar acidentes e qualquer tipo de transtorno!
Quais são os possíveis riscos gerados se a manutenção preventiva não for realizada?
Muitos motoristas e empresas enxergam a manutenção preventiva como um custo, e não a consideram algo importante, o que é considerado um erro muito grave. Isso pode dar margem para diversos riscos às atividades, confira algumas abaixo:
- Maior probabilidade de acidentes;
- Gastos extras;
- Atraso nos deslocamentos;
Com qual frequência devo fazer a manutenção preventiva?
O caminhão possui muitas peças e sistemas, e muitas delas sofrem mais com as viagens e vias em mau estado de conservação. Cada sistema irá seguir um cronograma diferente de manutenção.
- Sistema de freios: sofre bastante estresse, especialmente em veículos pesados. Por isso é muito importante que seja checado com bastante frequência.
- Suspensão: outro sistema que sofre muito ao longo das viagens. As rodovias aumentam o desgaste das peças desse sistema.
- Motor: esse é o mais preocupante de todos, pois é coração do caminhão. É fundamental realizar a troca de óleo sempre no tempo certo e fazer a utilização do produto adequado.
Você só irá encontrar pontos positivos com a manutenção preventiva!
Dirija sempre com cuidado =)