Especialistas apresentam dicas para identificar o freio do carro está começando a dar problema e explicam como prolongar a vida útil dessa peça.
“O sistema de freio é um dos sistemas mais importantes do carro e dele depende a segurança dos ocupantes do veículo”, explica à Segurarse Martín Sosa, mecânico de carros e professor da Universidad de la República (Udelar), do Uruguai. A função básica dos freios do carro é diminuir a velocidade ou parar o veículo.
Essa é precisamente a causa da deterioração da peça. “Por tanto, é preciso realizar a manutenção preventiva dos freios após percorrer certa quantidade de quilômetros”, explica Sosa. Caso contrário, o veículo conta com alguns sistemas de alerta para avisar o motorista que está na hora de uma troca.
Antes de enumerar esses alertas, cabe assinalar que todos os sistemas de freio hidráulico padrão vem com um pedal, um servo freio, um reservatório com fluído de freios, um circuito com cilindros, pistões, um interruptor, uma mordaça, pastilhas, sapatas, tambores, discos e cabos.
O pessoal do Taller Stemphelet, uma oficina no Uruguai, compartilhou com a Segurarse cinco sinais que podem ajudar o motorista a determinar se está na hora de checar os freios do seu carro.
- O pedal está duro.
- O pedal baixa mais do normal.
- O carro tende a virar para um lado quando freia.
- Você sente o bloqueio dos pneus com mais facilidade quando freia.
- As rodas estão sujas de fluído.
Outros aspectos a se levar em conta são:
- Sistema de som. O motorista tem que prestar atenção aos sons. “Se você escutar um barulho estranho, vá para a oficina”, recomenda Sosa. O barulho fica especialmente audível quando você está dirigindo a baixa velocidade e acontece quando a sapata do freio fica muito estreita ou o disco está em contato com o sinal da sapata.
- Luz. “O motorista também vai ver uma luz de alerta no painel caso as pastilhas sofram desgaste. Se você observar uma luz vermelha, pare imediatamente”, explica o professor da Udelar.
- Checar o estado e a grossura do disco do freio. Ele não tem que estar com nenhuma ondulação e ficar reto ao girar. Caso contrário, é precisa uma retificação.
- Conferir os pneus e a pastilha de freio. A acumulação de poeira nas rodas é um sintoma claro. Quando elas parecem mais limpas do normal, é sinal de desgaste. No caso das pastilhas, veja se consegue enxergar uma fenda no centro. Se não conseguir ou se a distância de frenagem aumentar muito, é sinal de que os freios podem estar desgastados.
Funcionamento do sistema de freio do carro
Segundo Sosa, “a maioria dos carros tem um sistema de freio hidráulico assistido”, no qual o motorista aperta um pedal de freio que por sua vez pressiona um circuito hidráulico, gerando pressão sobre um fluído que se transmite a um mecanismo nas rodas dianteiras e traseiras.
“O pedal pressiona umas sapatas ou pastilhas de freio. Esses componentes são fabricados com um composto especial, já que devem suportar as altas temperaturas geradas pelo atrito da frenagem. Ou seja, as pastilhas têm uma vida útil específica”, acrescenta o professor.
Sosa também destaca o fato de que “o sistema hidráulico funciona com um fluído projetado para isso – aguentar temperaturas elevadas sem gerar bolhas e antioxidantes -, mas que deve ser trocado após percorrer uma quantidade específica de quilômetros”.
Correcto mantenimiento de los frenos del coche
“O freio do carro não precisa de fazer nada específico para sofrer desgaste – o sistema está sempre sujeito a isso porque depende do atrito para deter o veículo. Os compostos são feitos para aguentar temperaturas e o máximo desgaste possível”, segundo Sosa. Portanto, é fundamental realizar a manutenção de controle antes de o veículo dar sinais de que isso é necessário. Assim, você estende a vida útil das peças e evita acidentes – além de garantir uma economia.
Otro factor importante es la conducción. Se recomienda no abusar del freno, es decir, anticiparse a las situaciones y evitar acelerar y frenar bruscamente -esto desgasta las llantas y el freno e incluso hace que el auto consuma más gasolina-.
Otro consejo es evitar pisar mucho tiempo el freno en las bajadas. Esto sobrecalienta el sistema y agota los frenos del automóvil debido al calor generado (desvanecimiento). Para evitar esto, si tiene que frenar durante mucho tiempo, pise el freno suavemente.
Una técnica para evitar el desgaste se llama “frenado con motor“, en el que se reduce la marcha para hacer que el vehículo frene gradualmente durante largos tramos sin tener que pisar los frenos para detenerse.
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