Dirigir de forma segura é importante para todos, mas especialmente para quem passa muito tempo na estrada por causa do trabalho. Para aquelas profissões que exigem passar a maior parte do tempo dentro de um veículo, as seis dicas abaixo para dirigir com segurança na chuva são essenciais.
- Use farol baixo
Uma das coisas mais importantes para se levar em conta enquanto você dirige sob condições climáticas adversas é usar o farol baixo, não necessariamente para enxergar melhor o caminho, mas para poder ser visto claramente. Se você ligar o farol alto, especialmente sob névoa densa, a visibilidade ficará reduzida.
Alguns países têm leis que exigem aos motoristas acender os faróis dianteiros em dias de chuva para sua proteção.
- Use um revestimento hidrofóbico para o para-brisa
Se você já entrou numa loja de autopeças, possivelmente tenha reparado que há muitos revestimentos e tratamentos hidrofóbicos que você pode aplicar a seu para-brisa e os espelhos laterais. Esses produtos ajudam a reduzir a acumulação de gotas de chuva que costumam diminuir a visibilidade. Assim, em dias de chuva forte, você poderá enxergar melhor enquanto seu para-brisa luta por mostrar o caminho.
Lembre-se de que revestimentos hidrofóbicos não funcionam como substituição do limpador de para-brisa, mas como complemento. É importantíssimo que você faça a manutenção do seu limpador de para-brisa para poder lidar com o mau tempo.
- Baixe a velocidade e deixe mais espaço
Frear repentinamente em estradas escorregadias por causa da chuva é extremamente perigoso, sendo que a água da chuva torna muito mais possível escorregar involuntariamente. Tire mais tempo para frear devagar até parar. Além disso, deixe mais espaço do normal entre seu carro e o carro na sua frente para poder baixar a velocidade com segurança – se o motorista da frente tiver que frear repentinamente, é melhor não acabar batendo nele!
Também é preciso prestar mais atenção e baixar a velocidade para ter margem de manobra caso você ou outro motorista tenham que frear abruptamente.
- Cuidado com as mudanças no ambiente e no comportamento dos veículos
Uma das formas mais importantes de se proteger enquanto você dirige em um dia de chuva é saber como seu veículo reage sob condições adversas. Conforme dito acima, as estradas escorregadias por causa da água e os freios molhados fazem com que você precise de mais tempo para parar. Você também deve estar ciente da aquaplanagem e da derrapagem e saber como prevenir esses problemas. Por exemplo, a aquaplanagem pode ser evitada mantendo os pneus bem enchidos e em condição adequada; evitando dirigir sobre água parada e frear e virar bruscamente; e dirigindo com o carro em marchas mais baixas.
Além disso, os primeiros 10 e 20 minutos sob chuva leve são o pior momento para dirigir, porque o óleo e os resíduos acumulados criam condições escorregadias. Levar isso em conta pode fazer toda a diferença em dias de mau tempo.
Lembre-se também de que a Segurarse.com.br permite você obter cotações e contratar seu seguro automóvel em poucos segundos, de forma fácil, rápida e segura.
- Confira a condição dos freios e dos pneus
É muito importante verificar que seus pneus tenham a banda de rodagem adequada. Se você não troca ou rota seus pneus há um bom tempo e percebe que essa banda está degastada, então está na hora de visitar uma oficina. Pneus com a banda de rodagem baixa são perigosos em geral, mas especialmente em estradas escorregadias. Seus pneus perderão aderência facilmente – mesmo desacelerando, acelerando e virando devagar, as rodas podem girar no lugar ou perder tração, ainda que por um instante. Se isso ocorrer, troque os pneus. Não esqueça que rotar e encher bem os pneus também ajuda a prevenir a aquaplanagem.
- Evite dirigir sobre água parada
A água parada pode ser muito perigosa em dias de chuva. É comum que essa água apareça se a chuva for forte, os sistemas de drenagem forem ruins ou as estradas estiverem mal projetadas. A água parada não apenas aumenta as chances de aquaplanagem, mas também pode estragar a parte inferior da carroçaria se for suficientemente profunda. Dirigir sobre água parada também pode provocar falhas nos freios. Mas se for absolutamente necessário fazê-lo, pise nos freios várias vezes depois de passar pela água para comprovar que estejam funcionando corretamente.
Evite dirigir por ruas alagadas ou com água fluindo. Apenas 150 mililitros de água de uma enchente em movimento rápido bastam para jogar um adulto no chão; com apenas 300 mililitros, é suficiente para a água levar a maioria dos carros; e 600 mililitros já podem arrastar SUVs e caminhões. Áreas alagadas NUNCA são seguras.
Receba sua cotação de seguro para carro online aqui.