Carros híbridos: características, mecânica e como fazer o seguro
Os carros híbridos estão revolucionando o mercado ao combinar a versatilidade dos carros a gasolina com a ecologia dos carros elétricos.
Na América Latina e no resto do mundo, há cada vez mais carros híbridos circulando nas ruas. E várias marcas importantes estão lançando seus próprios modelos para aproveitar a demanda.
Para que você esteja mais informado sobre esse crescimento, contamos tudo o que você precisa saber sobre os veículos híbridos, desde suas características e mecânica até como segurá-los corretamente.
O que é um veículo híbrido?
Concretamente, os carros híbridos são aqueles que são movidos por dois motores de natureza distinta: um de combustão interna (a gasolina) e outro elétrico. Dessa forma, eles combinam o melhor de ambos os tipos de veículos.
Quais são as vantagens dos carros híbridos?
Os carros híbridos ganharam uma enorme popularidade nas últimas décadas por oferecerem múltiplos benefícios para os usuários:
Maior autonomia
Os dois motores dos carros híbridos se assistem mutuamente para proporcionar uma maior autonomia, já que não utilizam exclusivamente a bateria ou o tanque de gasolina.
Bateria autorrecargável
As baterias desses carros se recarregam automaticamente durante a condução, por isso não é necessário conectá-las à eletricidade, como acontece com os veículos totalmente elétricos.
Vantagens fiscais
Em alguns países, os governos oferecem incentivos fiscais para os carros híbridos a fim de promover sua adoção, já que são menos poluentes
Economia de combustível
Embora cada modelo híbrido seja diferente, em média, esse tipo de carro permite uma economia de até 30% de combustível, pois utiliza o motor elétrico para suporte.
Menor impacto ambiental
Durante seu uso anual, os veículos híbridos poluem entre 20% e 30% menos do que as alternativas convencionais movidas apenas a gasolina, emitindo entre 18.000 kg e 30.000 kg de CO2, respectivamente.
Qual é a vida útil dos carros híbridos?
Os carros híbridos, ao combinar dois motores que se desgastam menos, geralmente têm uma vida útil de cerca de 200.000 quilômetros. No entanto, se estiverem em ótimas condições, podem até chegar a 300.000 quilômetros.
O que acontece se a bateria de um híbrido acabar?
Se a bateria de um híbrido acabar, o carro começará a usar imediatamente o motor de combustão até que a bateria seja recarregada. Nesse caso, o consumo de gasolina será maior por não contar com o suporte do motor elétrico.
Como segurar os carros híbridos?
Os veículos híbridos, assim como os elétricos ou convencionais, devem ser segurados por meio de uma apólice de seguro de carro tradicional, que pode ser contratada através do nosso site.
Somos a Segurarse, um corretor digital integral com mais de dez anos de trajetória na América Latina, onde é possível cotar, comparar e contratar uma apólice de forma rápida e fácil. Entre em contato conosco hoje e descubra por que somos a melhor opção em seguros de automóveis.