As barras de proteção são muito importantes porque protegem o senhor em caso de acidente grave na estrada.
Os carros estão cada vez mais equipados com mais e mais recursos de segurança. Entre os mais proeminentes e eficazes estão as barras de proteção.
O que são barras de proteção?
As barras de proteção são uma estrutura extra instalada em carros e vans que protegem os motoristas e passageiros de serem esmagados se o veículo capotar com força em um acidente de trânsito.
Para que servem?
Quando vans ou carros sofrem um grande impacto, é muito provável que a chapa metálica do teto seja esmagada. Nesse cenário, as pessoas que estão dentro do veículo podem morrer ou ficar gravemente feridas. No entanto, as barras de proteção visam a reduzir a probabilidade de isso acontecer, fornecendo suporte adicional para todo o veículo.
Quando elas são recomendadas?
Obviamente, as barras de proteção são recomendadas para todas as vans e carros que têm maior probabilidade de capotar ou sofrer um impacto grave, ou seja, em vans 4×4 que são usadas em superfícies perigosas ou em carros que são dirigidos em alta velocidade em pistas de corrida.
Tipos de barras de proteção
Há dois tipos de barras de proteção, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens:
- Barras externas: são mais adequadas para caminhonetes. Elas consistem em uma estrutura tubular de aço localizada na parte superior traseira do veículo.
- Barras internas: são usadas em modelos específicos de corrida porque exigem uma reformulação completa do carro e ocupam uma grande parte do veículo.
Em ambos os casos, o objetivo é proteger o motorista de impactos no caso de um acidente muito violento.
Como instalar barras de proteção?
Normalmente, as barras de proteção já vêm instaladas de fábrica nos caminhões off-road. No entanto, se esse não for o caso, ou se o objetivo for “preparar” um carro normal para a competição, o senhor terá de contratar um mecânico especializado no assunto.
O mecânico terá de incluir as barras de proteção com base na estrutura do carro em questão, nos objetivos e nas necessidades do motorista e, o mais importante, nos requisitos legais.
As barras de proteção não devem obstruir as portas do carro ou impedir a visibilidade pelos espelhos retrovisores. Além disso, no caso de barras internas, elas devem ser cobertas com materiais de absorção de choque, como borracha, para absorver possíveis impactos.
Além da proteção física das barras de proteção
Além da proteção física das barras de proteção, os motoristas devem se proteger legal e financeiramente em caso de acidente de trânsito. E a melhor maneira de fazer isso é contratar um seguro de automóvel.
Para isso, você pode visitar nosso site, somos um corretor digital integral com mais de dez anos de experiência na América Latina. Atualmente, operamos com mais de 30 seguradoras líderes no Uruguai, Brasil e Argentina.