Desde aquecedores até carregadores de celular, há muitos motivos pelos quais a época de baixas temperaturas apresenta o maior risco de incêndios domésticos.
Com a chegada do inverno, em algumas áreas do Brasil as pessoas começam a utilizar aquecedores e ligar o ar condicionado para combater o frio. As baixas temperaturas não só aumentam a conta da luz, mas também o risco para a segurança da casa ligado a esses aparelhos.
Existem muitos fatores que podem causar um incêndio em uma casa. Alguns aparelhos devem ser controlados e vigiados com cuidado, especialmente aqueles que geram calor. Em comunicado, a Edesur, uma elétrica argentina, fez uma lista dos aparelhos que consomem mais energia e apresentam um risco maior para os moradores.
No primeiro lugar da lista estão os aquecedores elétricos. Um com 2000 W de potência consome 2 KW por hora. Tome cuidado com esses aparelhos, sendo que eles são a principal causa de incêndios domésticos em muitos países. Para evitar problemas, preste atenção para os pontos abaixo:
- Confira se o plugue está queimado ou ‘enegrecido’ pelo uso. Caso positivo, troque-o antes de usar o aparelho.
- Plugue o aparelho diretamente na tomada (não use réguas)
- Não seque roupa acima do aparelho!
- Use o aparelho apenas quando estiver acordado e possa perceber qualquer sinal de que está dando problema.
Os perigos na era do celular
Os celulares viraram extensões do corpo humano. Nesse sentido, seus carregadores, caso mal utilizado, também podem trazer perigo nas casas. Evite deixar o celular carregando pela noite ou muitas horas.
Nesse sentido, Miguel Aguirre, diretor do departamento de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), explica que “hoje quase todos os carregadores de celular e notebook têm a tecnologia de switching, utilizam transformadores de alta frequência e circuitos eletrônicos”. O que isso significa? Que sempre há corrente de fuga.
Embora a corrente utilizada por um carregador seja mínima, é importante utilizar dispositivos homologados. Evite produtos falsificados ou cópias. “Também é importante ter um disjuntor em casa”, acrescenta Aguirre, para “isolar o circuito elétrico e interromper o fluxo de energia se um eletrodoméstico sofrer curto-circuito ou ocorrer uma sobrecarga”.
Como aquecer sua casa de forma segura
A Cruz Vermelha Americana elaborou um guia para ajudar as famílias a tomar medidas de segurança na hora de aquecer a casa e assim prevenir incêndios elétricos.
- Caso você precise utilizar um aquecedor, coloque o aparelho numa superfície bem nivelada, dura e não inflamável, como um chão de lousa cerâmica. Evite colocar sobre carpetes ou perto de edredons e cortinas. Mantenha o aparelho afastado de crianças e animais de estimação.
- Plugue o aquecedor diretamente nas tomadas. Evite utilizar cabos de extensão. Desconecte o aparelho quando sair do quarto ou for dormir.
- Nunca use o fogão para aquecer a casa.
- Não deixe lareiras acessas sem supervisão. Confira que as brasas do fogo na lareira estejam apagadas antes de deitar ou sair de casa. Coloque uma tela de vidro ou metal para manter as brasas dentro da lareira.
- Peça inspeções profissionais de fogões, lareiras e aquecedores a lenha e carvão todos os anos, limpando os aparelhos caso necessário.
Monóxido de carbono, um mal silencioso
O monóxido de carbono é gerado pela falta de oxigênio para a combustão completa dos aparelhos. Todo aparelho que queima combustível pode gerar monóxido de carbono se não tiver suficiente oxigênio no queimador.
Caldeiras, aquecedores de água, fogões, aquecedores a gás, lenha ou querosene, salamandras, braseiros e veículos com o motor ligado podem gerar monóxido de carbono se não estiverem funcionando corretamente. Não se esqueça também de verificar os problemas abaixo:
- Ventilação insuficiente do quarto onde a combustão ocorre;
- Instalação de aparelhos em locais inadequados;
- Escapamento dos gases da combustão em má condição, desacoplados, deteriorados ou instalados incorretamente;
- Acumulação de fuligem ou outro material no queimador;
- O aparelho apresenta chamas de cor amarela ou laranja em vez de azul. Isso é causado pelo carbono livre em estado de incandescência;
- Manchas, sujeira ou sinais de descoloração nos aparelhos ou seus escapamentos.
Sua casa é sua propriedade mais valiosa; muito provavelmente você tenha passado anos poupando para comprá-la. Se você não tiver seguro, dificilmente poderá pagar o conserto de qualquer estrago provocado por um incêndio. Portanto, é importante se proteger contra esse tipo de sinistro.
No nosso site você pode obter cotações online para seguros residenciais e contar com a maior proteção. Obtenha sua cotação em segundos de forma rápida e fácil. Estamos aqui para ajudá-lo a encontrar o melhor seguro para você.
Receba sua cotação de seguro para carro online aqui.