Um ótimo funcionamento das autopeças não apenas é bom para o carro, mas também garante a segurança do motorista, dos acompanhantes e de outros.
Ter seu carro em boas condições não apenas faz com que o veículo funcione melhor e prolonga sua vida útil, mas também ajuda a garantir a segurança do condutor e de quem viaja com ele. Pablo Ferretti, da oficina Ferretti Racing, explica que para evitar acidentes, os freios, os faróis e as rodas dianteiras, ou seja, tudo que for amortecimento e pneus, devem passar por inspeções frequentes.
Considere também trocar o óleo do carro uma vez por ano ou a cada 10 mil km, “não para evitar acidentes, para impedir o veículo de dar problema”, acrescenta Ferretti. Cada carro tem um manual de instruções que especifica as inspeções preventivas a serem realizadas e como fazer.
Ferretti falou mais detalhadamente sobre as partes do carro que todo motorista deve inspecionar, que apresentamos a seguir:
- Freios
Quando os freios estão desgastados, o carro precisa de mais tempo e metros para se deter. O grau de desgaste depende de como o motorista dirige, do meio onde o carro anda, do grau de engarrafamentos da cidade etc. Segundo Ferretti, não é fácil detectar potenciais problemas nos freios, “exceto se a reação do freio estiver perceptivelmente alterada ou você escutar algum barulho”.
- Faróis
Você não precisa esperar até um dos faróis ficar sem luz para levar seu carro à oficina. “Se a luz perder intensidade, isso já é um sinal de alerta, independentemente da localização do farol”, o especialista explica. “Também é conveniente limpar os faróis para evitar acumular lama ou sujeira”, acrescenta Ferretti.
- Rodas dianteiras
“Essa seção do carro tem várias peças que fazem parte do sistema de direção e da suspensão do carro. É importante realizar inspeções aqui porque o desgaste de uma peça pode afetar as outras, aumentando a força ou pressão sobre elas, o que deteriora mais rapidamente toda a seção dianteira do carro e até pode quebrar vários componentes ao mesmo tempo”, adverte Ferretti.
O sistema de direção é composto pela cremalheira de direção, os terminais de direção, o precap ou articulação axial e o cubo da roda, ao passo que o sistema de suspensão é composto pelos amortecedores, as molas, o pivô, a bandeja de suspensão, a bieleta, as buchas da bandeja, a barra estabilizadora e o coxim.
- Filtros
Os filtros são mais um elemento a examinar, pelo menos uma vez por ano. Existem vários tipos de filtros (de óleo, de ar, de combustível). Sua função é limpar e proteger o motor de partículas. “Também temos um filtro que protege quem viaja no interior do veículo, acima de tudo pessoas com alergias, do pólen e da poeira”, explica Ferretti.
- Pneus
“O grau de desgaste, o nível de pressão ou qualquer ruído no pneu é um sinal de que está na hora de levar o carro à oficina”, acrescenta Pablo Ferretti.
Outras inspeções recomendadas
Alexis Rosa, da autoescola Del Molino de Montevidéu, no Uruguai, concorda com a lista feita por Ferretti e destaca também os faróis e os freios. Ele também acrescentou inspeções básicas como controles de:
- Óleo e filtros
- Velas (e o sistema elétrico geral)
- Sistema de refrigeração.
Rosa explica à Segurarse.com.br que esses controles “devem ser feitos pelo próprio motorista. Se você tiver dúvidas ou problemas, leve seu carro à oficina”. O especialista também explica que “algumas inspeções são realizadas menos frequentemente, como o controle de pneus, de desgaste e o alinhamento e balanceamento, que também jogam um papel para garantir a segurança (e o consumo) do veículo no dia-a-dia”.
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