O que é melhor, o ar quente ou o frio? Existe um método ideal para desembaçar as janelas do carro em tempo recorde? Confira esse guia curto com curiosidades e um pouco de ciência para desvendar o segredo.
Uma boa visibilidade é um dos principais fatores para evitar acidentes enquanto você está dirigindo. Em dias bem frios e úmidos, alguns motoristas preferem desembaçar as janelas do carro com um pano, um papel ou até mesmo com a mão, para resolver o problema imediato quando os vidros demoram muito para desembaçar.
Atualmente, graças aos avanços do setor automotivo, muitos modelos incorporaram ar frio ou calor. Mas qual a melhor opção para desembaçar os vidros?
Causas do embaçamento
O engenheiro eletromecânico Sebastián Machicote explica que o embaçamento é como “tirar uma garrafa da geladeira”.
“Basicamente é a mesma coisa que tirar uma garrafa de água fria da geladeira. A geladeira seria o ambiente fora do carro. Quando você entra no veículo e exala o ar a 36 graus, esse ar bate contra o vidro frio e condensa, formando uma camada muito fina de água dentro do carro. Isso é o embaçamento”, explica Machicote.
Continuando com a analogia, ele explica que “na garrafa de água acontece o contrário” – o ar úmido que está fora da garrafa, ao entrar em contato com o vidro da garrafa, condensa. “São aquelas famosas gotinhas, a ‘transpiração’. No caso do pára-brisa do carro, como ele tem uma superfície de vidro ampla, a camada de água condensada é mais fina”.
Dicas científicas para desembaçar
Muitos acreditam que não exista uma única opção para desembaçar vidros de carro e que a solução ideal vai depender do motorista. Mas é assim mesmo? Mark Rober, um ex-funcionário da NASA com um mestrado em Engenharia Mecânica, desafia todos com seu método.
Esse cientista aposta no ar quente e seco e mostra como desembaçar vidros em passos simples:
- Colocar o fluxo do aquecedor do carro à posição mais alta
- Acender o aquecedor
- Conferir que a recirculação do ar esteja desligada
Abrir um pouco as janelas do carro também ajuda no começo a evitar que a pessoa seja sufocada pelo calor do veículo e manter o ar seco.
Conforme apresentado por Rober no vídeo, “o ar quente e seco pode conter muito mais água do que o ar frio e úmido. Portanto, a forma mais rápida de desembaçar o pára-brisa é fazer com que o ar em volta dele esteja tão quente e seco quanto possível”.
Acendendo o aquecimento, desligando a recirculação do ar e abrindo as janelas, você mantém o ar seco, explica Rober. Os dois fatores mais importantes a se levar em conta são a umidade e a temperatura do ar. A névoa é água condensada, que vem do ar saturado de vapor de água.
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