Se você dirige com prudência e gostaria de reduzir o valor do prêmio de seu seguro automóvel, uma boa opção podem ser um contrato de seguro baseado no uso. Este tipo de seguro baseado no comportamento do usuário, que pode incorporar ferramentas de telemática, recompensa os hábitos de direção seguros ou uma menor utilização do veículo com prêmios mais baixos. Continue lendo para saber o que é um seguro baseado no uso e como funciona.
Seguro baseado no uso: entenda
O cálculo tradicional de prêmios de seguros automóvel emprega estatísticas agregadas de carteiras de motoristas. Já no seguro baseado no uso, o preço que você paga reflete mais exatamente sua conduta como motorista.
Os programas telemáticos envolvem o motorista por meio de suas ferramentas, que permitem à seguradora medir seu comportamento. Em troca, ele ganha um prêmio mais alinhado com sua forma de dirigir.
Funcionamento do seguro baseado no uso
Para monitorar sua conduta, os motoristas instalam um dispositivo para conectar no carro ou baixam um aplicativo no celular. Dependendo do programa, quanto menos tempo o segurado passar dirigindo ou mais prudente for na direção, maior será a probabilidade de reduzir o prêmio.
No extremo oposto, comportamentos arriscados como freadas bruscas, acelerações abruptas, excesso de velocidade e distrações (como o uso do celular) podem ser utilizados para chamar a atenção do motorista e ajudá-lo a adotar uma atitude mais segura.
Muitas seguradoras que oferecem contratos baseados no uso utilizam aplicativos para celulares que medem os hábitos de condução e fazem sugestões para aumentar a segurança, colhendo dados como localização, horário e velocidade para analisar a atuação do motorista e calcular o prêmio.
As empresas não se interessam no destino, mas no grau de segurança do caminho. Informações pessoais e dados colhidos individualmente são confidenciais.
Tipos de programas de seguros baseados no uso
Cada seguradora tem seus próprios produtos. Algumas oferecem apólices especiais, já outras oferecem descontos no prêmio conforme as tendências do motorista na rua. Há ainda programas que recompensam o segurado por passar menos tempo dirigindo.
Quem deve considerar?
Programas baseados no uso são uma boa opção para quem procure economizar no seguro automóvel. Eles também podem ser úteis para motoristas que cobrem distâncias curtas ou não dirigem frequentemente.
Seguros baseados no uso são uma forma de ajudar quem contrata seu primeiro seguro automóvel a economizar no prêmio. Por exemplo, pais que adicionam filhos sem experiência às suas apólices podem aproveitar os programas telemáticos para ajudar esses novos motoristas a desenvolver hábitos seguros na direção.
*Receba sua cotação de seguro para carro online aquí.