O cuidado e a manutenção são responsabilidades fundamentais do proprietário de uma picape. Dicas para um funcionamento ótimo e uma vida útil prolongada.
Caminhonetes exigem atenção e uma série de verificações e controles periódicos. O objetivo de um bom plano de manutenção é garantir o bom funcionamento do veículo, sua conservação por um tempo mais prolongado e condições de segurança ótimas para quem dirige, os passageiros e outros motoristas.
Diferenças entre carros e picapes
Basicamente, caminhonetes – independentemente do tipo de tração ou modelo – exigem os mesmos controles de manutenção que carros, mas muitos desses controles são reforçados conforme o uso dado ao veículo. Por causa de sua estrutura, picapes são utilizadas para tarefas especiais como atividades agrícolas, transporte de objetos ou fretes, atividades que geram um desgaste maior no veículo.
Manutenção de caminhonetes
Se a picape for utilizada no campo, por exemplo, reforce a limpeza e o rodízio dos pneus, pois o veículo costuma andar por superfícies lamacentas, sujando os pneus e a carroçaria acima do normal em cidades. Pneus exigem checagens muito mais frequentes pela maior exposição a furos ou danos.
Basicamente, os itens que o dono da caminhonete deve verificar frequentemente na manutenção são:
- Data dos serviços de manutenção programada
Os manuais dos modelos costumam indicar a quilometragem a partir da qual é preciso fazer uma manutenção programada, onde são verificados o fluido de freio, as correias, os faróis, as velas e os cabos.
Recomenda-se, também, realizar a manutenção da picape nos concessionários oficiais da marca do modelo para que as peças defeituosas sejam trocadas por peças originais; isso também afeta o preço de venda caso você deseje trocar de modelo.
- Rodízio de pneus
Os pneus não sofrem desgaste de forma uniforme por causa dos diferentes pesos de carga. Isso é bem mais acentuado no caso das caminhonetes, porque os pneus traseiros têm que suportar o peso da carga. A melhor forma de garantir um desgaste uniforme e de quebra melhorar o estado geral do veículo é o chamado rodízio de pneus.
Além disso, é importante conferir a pressão dos pneus por questões de manutenção e segurança. Uma pressão correta ajuda a controlar o desgaste normal e melhora o consumo de combustível.
- Troca de limpador de pára-brisa
Limpador de pára-brisa deve ser trocado a tempo por uma questão de eficiência. Se o pára-brisa ficar sujo quando você ativar o limpador, está na hora de trocar. Isso é importante sobretudo pela segurança – as condições climáticas de viagens longas são imprevisíveis e o correto funcionamento do limpador é fundamental em caso de tormentas.
- Limpeza
A limpeza é tão importante quanto a segurança para garantir a correta manutenção da picape. Confira algumas dicas para limpar as peças do veículo com produtos que você já usa em casa:
- Limpador de forno serve para limpar pneus;
- Use detergente para a carroçaria;
- Limpe os faróis com pasta de dente.
- Ferramentas essenciais
Tenha sempre à disposição algumas ferramentas básicas dentro da caminhonete para resolver qualquer problema. Sua caixa de ferramentas deve incluir o kit de segurança obrigatório, cabos para carregar a bateria, alicate, fita elétrica e um jogo de tomadas.
- Proteção contra a luz
Uma picape pode durar muito mais se você a manter longe da luz do sol. Esse cuidado ajuda a conservar a pintura, por sua vez evitando a oxidação. Existem capas protetoras especiais para cada marca e estilo, ou você pode guardar a caminhonete em uma garagem ou estacionamento coberto.
Siga essas dicas para prolongar a vida útil da sua picape e garantir sua segurança como motorista. Para proteger seu veículo contra todo tipo de danos e obter uma resposta rápida em caso de acidentes, contrate seguros para sua caminhonete na Segurarse.com.br – temos opções para cada modelo, orçamento e uso.
*Receba sua cotação de seguro para carro online aquí.