Um guia com as perguntas mais frequentes.
Todos os anos, na época das férias, milhares de veículos percorrem as estradas do País para chegar a seus destinos. Talvez você já saiba que essa época do ano exige muita paciência do motorista, não apenas pela grande quantidade de carros na estrada, mas também pelo maior risco de sofrer um acidente.
Muitas das coisas que podem acontecer dirigindo na estrada podem ser evitadas o prevenidas, mas ninguém é isento de imprevistos. Um bom exemplo é um pneu furado. Há muitos fatores possíveis que podem causar isso, como vamos ver, mas o importante é saber o que o motorista deve fazer se isso acontecer no meio da estrada, com o carro rodeado de outros veículos e andando a mais de 100 quilômetros por hora.
Pneu furado: causas
Como falamos acima, muitos fatores podem levar você a furar um pneu. Algumas das mais importantes são: baixa pressão do ar, má condição de manutenção do pneu, excesso de velocidade, defeitos de fabricação, um material cortante na estrada (p. ex. vidro), estradas em má condição (com buracos) ou excesso de peso.
Qual pneu é mais perigoso furar?
O senso comum indica que furar o pneu dianteiro seria mais perigoso, mas vamos deixar a coisa bem clara: é bem mais perigoso furar o pneu de trás. Por quê? Porque o veículo tem muitas mais probabilidades de perder o controle.
Pneu furado: Entenda o que fazer
A melhor forma de reagir vai depender do pneu que você furar. No caso do pneu traseiro, recomenda-se girar a direção para o lado onde a parte de trás de veículo for jogado, desacelerando e pisando no freio bem devagar.
No caso do pneu da frente, agarre o volante com ambas as mãos para manter a direção reta, desacelere gradualmente e pise sem muita força no freio ou engate uma marcha inferior apenas se for necessário.
O que acontece se eu pisar no freio quando o pneu furar?
Se tem uma coisa que você precisa aprender dessa matéria, é que se você estiver dirigindo a alta velocidade e furar um pneu, o pior que você pode fazer é pisar no freio ou levantar o freio de mão. Se fizer isso, o carro vai capotar.
Pneu furado: Como detectar
Se você nunca furou um pneu, uma das dúvidas mais frequentes é como detectar se um pneu está furado. Os sinais abaixo podem servir de alerta:
- Queda de pressão constante no pneu.
- O carro é jogado para um lado. Conforme mencionado acima, quando um pneu fura, o carro começa a ser “puxado” para um lado enquanto você dirige. Portanto, se você estiver dirigindo na estrada e de repente sentir que o carro está sendo “jogado” para um lado, preste atenção.
- Ruídos. A perda de ar no pneu vai gerar um barulho estranho, que fica mais forte com o tempo.
Inspeções de pneus
Antes de sair à estrada, verifique a condição dos pneus para detectar a presença de malformações, rachaduras, cortes, bolhas ou outros problemas. Confira o estado das válvulas – elas têm que ter todas as tampas – e verifique a pressão do pneu.
Vida útil do pneu
A Michelin recomenda trocar os pneus dez anos depois da data da fabricação.
Na Segureseucarro.com.br temos diferentes seguros com cobertura para acidentes na estrada. Com a nossa ferramenta de cotação múltipla on-line você pode cotar um seguro automóvel, escolher a opção mais adequada e contratá-la de forma 100% on-line.
*Receba sua cotação de seguro para carro online aquí.