Se o airbag de seu carro não acionar, os passageiros ficam expostos a lesões durante um acidente. Entenda o que fazer para minimizar riscos e aumentar a segurança.
A segurança é uma das coisas mais importantes no que tange a carros. É preciso garantir que tudo esteja em perfeita condição para evitar acidentes ou minimizar as consequências.
Um dos elementos de segurança mais importantes de qualquer veículo é o airbag, que pode proteger os passageiros no caso de uma batida. Mas como conferir se o airbag funciona corretamente? Temos algumas maneiras de comprovar isso.
Como saber se o airbag funciona
A forma mais eficiente de saber se o airbag do carro funciona corretamente é conferindo as luzes de verificação do painel. Ligue o veículo, veja o painel e procure uma figura sentada com um saco de ar enchido ou a sigla “SRL”.
Se o airbag estiver em boa condição, essa luz deve desligar poucos segundos depois de ligar o carro. Se ela permanecer acessa ou começar a piscar, pode ter problema no airbag.
O que acontece se o airbag não acionar?
Se o airbag do carro tiver problema, tanto o motorista quanto os passageiros que viajam no veículo correm um risco maior de sofrer lesões em caso de acidente. Portanto, é fundamental garantir o bom funcionamento do airbag ou consertá-lo em uma oficina.
Se os airbags não estiverem em boa condição, o carro avisará o motorista com a luz correspondente no painel.
Quando o airbag é ativado?
O sistema é ativado quando o carro bater contra outro veículo ou sofrer um impacto forte. O airbag é acionado desde o centro do volante ou do porta-luvas e enche em milésimas de segundos a fim de amortecer o impacto dos passageiros contra as partes duras do veículo. Alguns carros vêm com airbags adicionais nas portas laterais.
Onde está o sensor do airbag?
Na maioria dos casos, esse sensor está no painel do carro, permitindo que o motorista confira o estado do airbag quando ligar o carro.
Quão rápido o airbag enche?
A ativação do airbag não tem relação direta com a velocidade do carro no momento da batida, mas com a desaceleração sofrida pelo impacto. Portanto, o airbag será acionado apenas se a desaceleração produzida no veículo após uma batida for brusca.
Airbag: Conselhos para uma utilização correta
Segundo as estatísticas, airbags reduzem em 30% a probabilidade de ocorrência de vítimas fatais em colisões frontais. Para tirar o máximo proveito desse elemento de segurança, é importante respeitar algumas condições:
- O motorista deve colocar seu assento a 25 cm do volante. Assim, se o airbag acionar, ele contará uma boa distância para evitar impactos perigosos.
- O motorista também tem que colocar ambas as mãos no meio do volante. Quem viajar no banco do acompanhante deve apoiar sempre os pés no chão para evitar lesões ou fraturas se o airbag acionar.
- No caso de mulheres grávidas com gestação avançada, o airbag pode machucar o bebê; nesses casos, recomenda-se desativar.
- Não se esqueça de que o airbag não substitui o cinto de segurança. Caso o airbag acione e o passageiro não tiver o cinto de segurança colocado, o airbag vira contraproducente e pode provocar lesões graves. Em veículos mais modernos, o airbag é desativado automaticamente se o passageiro não colocar o cinto.
- Leve em conta que o airbag demora aproximadamente 30 milissegundos em acionar. Portanto, é fundamental que você se mantenha na frente do volante com as mãos marcando três horas e quarenta cinco minutos.
A ativação do airbag é sinal de um acidente importante. É provável que os veículos envolvidos sofram grande estrago. Na Segureseucarro.com.br a gente conta com os melhores seguros automóvel para proteger você e seu veículo nesses casos.
Você pode analisar os planos ao seu dispor e se gostar de um, poderá contratá-lo de forma 100% digital. Se precisar de ajuda de uma pessoa durante o processo, você pode contar com nossos assessores.