Saiba tudo sobre esses dois elementos, da correta colocação dos triângulos em caso de emergência até como preparar e utilizar o extintor.
Muitos motoristas experientes têm a sorte de não nunca terem tido que utilizar o extintor ou os triângulos de alerta do carro. Nós na Segureseucarro.com.br esperamos que tudo continue assim, mas consideramos necessário para todo motorista conhecer as boas práticas ligadas a esses dois elementos de segurança.
É como a gente sempre diz: você nunca sabe quando terá que utilizar uma dessas duas coisas pela primeira vez. Pode ser que esse dia chegue daqui a pouco, ou em muito tempo, ou simplesmente nunca. De qualquer jeito, é importante se preparar para saber como reagir se isso ocorrer.
O que é o triângulo para carro?
Como o nome indica, são triângulos de plástico vermelhos que brilham com a luz. Sua função é alertar os outros veículos que você está com um problema no carro. Para assinalar isso, você coloca os triângulos atrás do carro parado – com freio de mão – no solo. Há muitos motivos possíveis para sua utilização, de uma avaria mecânica até um pneu furado.
Quando é preciso usar os triângulos?
Aconselha-se colocar os triângulos em qualquer situação por que seja preciso parar o carro em uma área movimentada. Dois exemplos bem frequentes são estradas e rodovias, onde os veículos circulam a velocidades elevadas. Se você dirige há anos, com certeza já viu um carro parado no acostamento – pode ser até que o motorista não tenha colocado os triângulos, mas com certeza ele devia ter feito isso pela própria segurança e a dos outros.
Triângulos do carro: colocação
Segundo a autoescola argentina Vilma Azcurra, se você parar o carro em uma estrada ou rodovia, o triângulo ou luz de alerta mais distante do carro parado tem que estar uns 150 metros atrás do veículo, e o segundo, exatamente na metade entre o primeiro e o veículo (ou seja, uns 75 metros). Caso você pare na rua, coloque os triângulos a 30 e 15 metros do carro.
O que é o extintor do carro?
O extintor é a primeira defesa do motorista contra um incêndio. Esse elemento de segurança deve receber manutenção periódica e ter sua carga controlada, sendo que conta com uma data de expiração. A recomendação dos especialistas é contar com um extintor com carga classe ABC (para todo tipo de incêndio) de 1 ou 2 kg.
Extintores podem ser empregados por diferentes situações:
- Fogo provocado por sólidos (extintor classe A), materiais inflamáveis comuns, como panos, papel ou plásticos;
- Fogo provocado por líquidos (extintor classe B) inflamáveis ou gases e combustíveis;
- Fogo provocado por materiais elétricos (extintor classe C) como cabos.
Extintor do carro: como manusear
A correta utilização do extintor para carro é fundamental em um contexto de nervosismo e pressa. Existem muitos mecanismos diferentes: modelos com alavancas e válvulas, com travas que você tem que retirar puxando do anel, ou com um lacre que você pode romper facilmente para ativar o gatilho.
Recomendamos conferir o modelo que você comprar para seu carro para saber como ativá-lo caso necessário.
Extintor do carro: como usar
Apresentamos abaixo uma série de boas práticas a levar em conta para um uso efetivo do extintor, sem risco para a integridade física da pessoa:
- Use a distâncias curtas, a uns 2 m da base do fogo, sempre a favor do vento;
- Confira a evolução do fogo após cada descarga;
- Em um extintor de 1 kg, um jato completo dura entre 6 e 8 segundos;
- Após esgotar o extintor, não se esqueça de liberar a pressão.
Seu seguro automóvel fornece proteção contra incêndios ou avarias na estrada? Você sabe se sua cobertura vai te proteger contra essas situações? Se você não souber a resposta a essas perguntas, é importante se informar!
Na Segureseucarro.com.br, disponibilizamos nossa equipe de especialistas para responder às suas dúvidas. Se você procurar um seguro automóvel novo ou as melhores opções para seu veículo, na Segureseucarro.com.br temos uma ferramenta digital de cotação múltipla para apresentar a oferta inteira do mercado para você e seu veículo em poucos segundos.