A economia de combustível e a proteção do meio ambiente são os principais motivos que levaram muitos motoristas do mundo a adotar o GNV. Entenda as vantagens desse combustível e como colocar no seu carro de forma segura.
Na busca de uma forma de dirigir com mais eficiência e menos consumo – econômico e de recursos naturais – o contexto mudou. Hoje, o GNV (gás natural veicular) é uma alternativa cada vez mais popular entre os motoristas.
Com uma simples visita à oficina, você pode trocar o tipo de combustível que usa em seu carro. Preços mais baixos, uma maior responsabilidade ambiental e a possibilidade de desgastar menos o motor do seu carro são algumas das razões que levaram muitos a adotar o GNV.
GNV: Entenda
O GNV é uma mistura de hidrocarbonetos que são comprimidos até liquidificar e armazenados em kits especiais colocados dentro dos carros (geralmente, no porta-malas). O GNV é utilizado como combustível em motores de combustão interna e virou uma opção popular para quem procura economizar despesas com combustível e minimizar o impacto ambiental de seu veículo.
Economia de combustível com GNV
O GNV é uma alternativa atraente para muitos motoristas por causa de seu custo mais baixo do que a gasolina e o diesel. A economia obtida vai depender de fatores como o preço do combustível, a eficiência do motor do veículo e a quilometragem. No entanto, estima-se que quem usa GNV pode economizar entre 40% e 50% nos custos com gasolina em comparação com quem utiliza gasolina comum.
A razão principal disso é o custo por unidade de energia do GNV, que é bem mais baixo. Além disso, muitos países oferecem incentivos econômicos e isenções fiscais a quem opta por colocar GNV no carro, reduzindo ainda mais o custo do investimento.
Rendimento do GNV x gasolina
O rendimento do GNV também vai depender de muitos fatores, como a taxa de compressão e a qualidade do combustível utilizado. Via de regra, o GNV apresenta um rendimento um pouco menor do que a gasolina quanto à energia por litro, ou seja, é possível que o motorista precise de um maior volume de GNV para percorrer a mesma distância.
No entanto, considerando que o GNV é muito mais barato do que a gasolina, essa economia pode mais do que compensar a pequena redução no seu rendimento. Além disso, os motores com GNV apresentam maior octanagem, aumentando a eficiência da combustão e diminuindo as emissões de gases contaminantes.
O que o GNV faz no motor?
A utilização de GNV em motores de combustão interna não afeta significativamente o motor do carro. Aliás, muitas montadoras fabricam veículos que podem operar com GNV.
A queima do GNV é mais limpa do que a gasolina tradicional, deixando menos resíduos no motor e nos bicos injetores. Além disso, o GNV é mais seco, ajudando a impedir a corrosão do motor e de outras peças sensíveis do carro.
Qual a vida útil do motor com GNV?
A vida útil do motor com GNV é semelhante àquela do motor a gasolina. Algumas pesquisas até sugerem que ela seja um pouco mais longa, por causa da queima mais limpa e do desgaste reduzido do motor, mas isso vai depender também de como você usar seu carro.
É preciso levar em conta a qualidade do combustível utilizado e da manutenção do veículo na hora de analisar essa questão. Uma manutenção regular do veículo, incluindo trocas de óleo, filtros de ar e velas, garante a durabilidade e rendimento ideal do motor.
Como instalar o kit GNV no seu carro
A instalação do kit GNV em um carro deve ser feita por um técnico especializado e autorizado na conversão de veículos para operar com GNV. Via de regra, a instalação abrange a colocação de um tanque de armazenamento de gás e um sistema de injeção de gás à linha de combustível do carro.
Além disso, é preciso instalar um conjunto de válvulas de segurança e um regulador de pressão para garantir que o gás seja armazenado e injetado ao motor de forma segura.
Não esqueça verificar que a oficina onde você for colocar o GNV no seu carro tenha todas as certificações necessárias e respeite as normas e padrões de segurança aplicáveis. Após a instalação do kit GNV, faça um test drive para conferir que o veículo funcione corretamente.
Quando seu carro já estiver pronto para operar com GNV, entre em contato com sua seguradora para informar a mudança – e não se esqueça de cotar seu seguro automóvel no nosso site para dirigir tranquilo!