Entenda as diferenças entre planos de saúde e seguros saúde no Brasil e porque as pessoas preferem um ou o outro, e conheça as seguradoras com que a Segurarse trabalha no País.
Um dos benefícios que uma empresa pode oferecer a seus funcionários ou colaboradores é uma cobertura de saúde. Para a grande maioria das pessoas, esse é um fator fundamental, que pode até levar a preferir um empregador a outro. Nesse sentido há duas opções: planos de saúde e seguros saúde.
Plano de saúde x seguro saúde: diferenças
A intenção dessas duas opções é fornecer acesso rápido e eficiente a diferentes tipos de atendimento médico e serviços de saúde. No entanto, elas têm diferenças que tornam uma ou outra mais adequada a certas pessoas e situações:
- Um plano de saúde permite o segurado escolher entre médicos, hospitais e laboratórios pré-determinados na rede credenciada do plano.
- Já no seguro saúde, uma pessoa pode escolher qualquer serviço, profissional ou estabelecimento de saúde de sua preferência sem ficar “preso” a uma rede credenciada.
- Com o seguro saúde, o segurado deve arcar com o custo da consulta, estudo ou tratamento, solicitando depois o reembolso à seguradora.
- No caso dos planos de saúde, a mensalidade já cobre os serviços prestados.
- O seguro saúde pode ser personalizado, sendo que é composto de módulos de cobertura.
- No geral, o seguro saúde é mais econômico do que a mensalidade de um plano de saúde.
Das duas opções, o plano de saúde é a mais conhecida e comum, preferida por muitos porque é só pagar a mensalidade que você já conta com uma rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas etc. No entanto, como já falamos, essa opção também é a mais cara e nem todos podem arcar com a mensalidade.
As vantagens do seguro saúde são, acima de tudo, o fato de não prender o cliente a uma rede credenciada e a liberdade para escolher o médico ou hospital de preferência e pagar, com a possibilidade de ser reembolsado de forma parcial ou total.
No entanto, há um detalhe importante: o seguro saúde também inclui uma mensalidade que cobre diferentes tipos de tratamentos potenciais. De qualquer maneira, ela é mais baixa do que a mensalidade de um plano de saúde.
Plano de saúde x seguro saúde: semelhanças
Planos de saúde e seguros saúde funcionam diferentemente, mas também têm pontos em comum que é importante levar em conta.
Para começar, ambos os serviços são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A finalidade deles também é a mesma: oferecer atenção hospitalar ao cidadão. Finalmente, os dois podem vir com uma “carência” para a utilização dos serviços, ou seja, um período em que os serviços não podem ser utilizados mesmo com a mensalidade paga.
Quais planos de saúde e seguros saúde a Segurarse oferece no Brasil?
Atualmente, a Segurarse oferece um amplo leque de opções de ambos os serviços para que os clientes possam escolher a mais adequada às suas necessidades, incluindo:
- Amil: A Amil é uma das maiores operadoras de planos de saúde do País, com muitas opções, de planos regionais até planos nacionais com ampla cobertura;
- Bradesco Saúde: A Bradesco Saúde é reconhecida pela excelência no atendimento e pela sua ampla rede credenciada, com diferentes tipos de planos para particulares e empresas;
- SulAmérica: Uma das seguradoras mais antigas e tradicionais do Brasil, a SulAmérica oferece planos de saúde com cobertura nacional e uma ampla rede de médicos e hospitais credenciados.
- Porto Seguro: A Porto Seguro oferece seguros saúde com ampla cobertura e muitos benefícios, incluindo consultas, exames, hospitalizações, cirurgias e medicamentos. A ampla rede da Porto Seguro garante um atendimento de qualidade ao segurado.
Todos esses planos e seguros oferecem um amplo leque de coberturas, incluindo consultas médicas, exames laboratoriais, hospitalizações, cirurgias, tratamentos especializados, medicamentos e mais. Alguns planos podem incluir serviços adicionais como programas de saúde preventiva, atendimento 24h e descontos em serviços de bem-estar.