Verifique a pressão do ar nos pneus para evitar acidentes e economizar combustível.
Um dos aspectos mais importantes da manutenção de todo veículo de que muitos passam por cima é a pressão de ar dos pneus. A correta manutenção da pressão garante que o veículo possa ser dirigido com segurança, contribui para a durabilidade dos pneus e economiza combustível.
A importância da pressão do ar nos pneus
A pressão do ar nos pneus é importante por vários motivos:
Segurança na direção
Pneus com pressão adequada têm melhor aderência, o que por sua vez melhora a capacidade de frear e a estabilidade do veículo. Isso é especialmente importante em situações de emergência ou condições climáticas adversas.
Economia de combustível
Uma pressão de ar incorreta pode aumentar a resistência de rolagem – o veículo força o motor a trabalhar mais. Consequentemente, o consumo de combustível aumenta, e seu carro acaba gastando mais gasolina.
Durabilidade
Pneus com pressão insuficiente tendem a sofrer um desgaste desigual que reduz sua vida útil. Uma pressão correta ajuda a garantir um desgaste uniforme, que prolonga a vida útil do pneu e até economiza dinheiro no longo prazo.
Como determinar a pressão do ar certa para seus pneus
Na maioria dos casos, a pressão do ar recomendada é especificada no manual do veículo. Você também pode encontrar essa informação em um rótulo localizado na borda da porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível. A pressão é medida em libras-força por polegada quadrada (psi) ou quilopascais (kPa).
É importante levar em conta que a pressão pode variar de acordo com o tipo de pneu, o tamanho ou a carga transportada pelo veículo. Para determinar a pressão correta para seu veículo, verifique os fatores abaixo.
Pressão do ar para pneus aro 14
A maioria dos pneus aro 14 exige uma pressão de ar específica que pode variar de acordo com o modelo e a marca do pneu, mas em média, pneus aro 14 precisam de uma pressão de 28 a 36 psi (193-248 kPa).
Pressão do ar dos pneus para viagens na estrada
Para esse tipo de viagem, considere se você vai levar passageiros e bagagem. Se for assim, recomenda-se aumentar um pouco a pressão dos pneus para compensar a carga adicional. Não se esqueça de consultar as recomendações do fabricante para determinar a pressão adequada nessas situações e reajuste a pressão para os valores normais quando concluir a viagem.
Pressão do ar para pneus aro 17
A pressão recomendada para esse tipo de pneus também depende de fatores como a carga do veículo e as recomendações do fabricante. Em média, pneus aro 17 requerem uma pressão de 30 a 40 psi (207-276 kPa), mas é sempre melhor procurar as especificações exatas no manual do proprietário ou no rótulo no veículo.
O que acontece se os pneus tiverem excesso de pressão?
A inflação excessiva dos pneus pode provocar muitos problemas, como um desgaste desigual no centro da banda de rodagem, resultando em uma redução da superfície de contato com a estrada e da aderência do pneu.
Por sua vez, isso diminui a tração e a capacidade de frear do veículo, especialmente se a superfície for escorregadia.
Pneus com inflação excessiva também tendem a estourar com mais facilidade, por causa do excesso de pressão sobre a superfície interna do pneu.
A pressão do ar nos pneus é um aspecto fundamental da manutenção de veículos que garante a segurança e a eficiência do veículo, contribui para a durabilidade dos pneus e economiza combustível.
Tire um tempo para verificar e ajustar frequentemente a pressão dos pneus – esse é um investimento com múltiplos benefícios no longo prazo. Assim, você protegerá não apenas quem viajar com você, mas também o meio ambiente e sua economia.
Para aumentar ainda mais a proteção em caso de acidente, não duvide em contratar um seguro com a plataforma da Segurarse, a corretora de seguros líder da região.