Aprenda a se proteger dos frutos com esses aparelhos.
Nos últimos anos, os bloqueadores de sinal se transformaram em um grande aliado do crime. Das muitas modalidades de furto de veículos, essa talvez seja a mais sutil, sendo que em muitos casos, a vítima do furto pode ignorar completamente que está sendo vítima de golpe – a razão principal por trás da popularidade da estratégia.
Na corretora digital de seguros segureseucarro.com.br decidimos escrever essa matéria para te contar sobre esse aparelho, conhecido popularmente como capetinha ou jammer, o que ele faz e o mais importante: como você pode se proteger desses ataques invisíveis.
Bloqueador de sinal: mecanismo
Um bloqueador de sinal é um dispositivo eletrônico utilizado para interromper as comunicações em certas frequências. Eles afetam, entre outros, alarmes, WiFi, GPS, pardais e o sinal da chave eletrônica de um veículo.
Atualmente, a maioria dos carros é aberta e trancada com um botão; já não é mais precisa uma chave para abrir as portas o carro de forma manual. Por causa disso, a maioria dos motoristas fecha seus veículos à distância. Essa é a oportunidade dos bloqueadores de sinal. Esses aparelhos têm um rádio de cobertura que vai depender da potência; a maioria deles pode bloquear sinais em um rádio de 30 a 50 metros.
Os ladrões usam capetinhas para enganar o motorista, que acha que trancou o carro, quando na verdade o inibidor impediu o botão da chave de funcionar. Assim, o veículo fica aberto e o ladrão pode furtar.
Bloqueador de sinal: detecção
Os efeitos do capetinha são invisíveis. Não é preciso ter alguém parado do lado do veículo para usar o aparelho – a pessoa pode estar oculta a meio quarteirão de distância. Portanto, uma forma de detectar se tem algum tipo de bloqueador na área é com um dispositivo especial para impedir bloqueadores de frequência.
Outra forma mais simples é prestar atenção no momento de trancar a porta do carro. Se a porta não trancar, provavelmente você esteja sendo almejado por esse tipo de ataque. Aperte o botão e depois confira manualmente.
Bloqueador de sinal: funcionamento
Bloqueadores de sinal emitem ondas de rádio nas mesmas frequências que os outros dispositivos. Dependendo da frequência, cada onda de rádio tem capacidades de propagação diferentes. Um capetinha pode emitir ondas com energia suficiente para “embaralhar” os sinais dos outros aparelhos, interrompendo seu funcionamento.
Bloqueador de sinal funciona em carro trancado?
Esse ponto é importante: bloqueadores de sinal não têm efeitos sobre carros já trancados. Ou seja, a única utilidade do capetinha é impedir o dono do veículo de trancar as portas; se o carro já estiver trancado, o aparelho não pode destrancar ou abrir as portas. Portanto, o método mais efetivo para evitar sofrer esse tipo de golpe é tirar uns segundos para verificar manualmente que o carro esteja corretamente trancado.
Na segureseucarro.com.br, corretora digital integral de seguros, possuímos coberturas para proteger você desse tipo de furto. Obtenha uma cotação on-line de seguros multirriscos com a nossa ferramenta de cotação múltipla e emita de forma 100% on-line.