A compra da primeira moto é uma decisão importante. Entenda o que você deve saber para não errar na hora de comprar.
Comprar uma moto pela primeira vez é uma experiência empolgante e uma lembrança que fica para sempre… mas também pode ser um processo desanimador e confuso se você não saber o que está procurando ou não tiver experiência na compra e venda de veículos.
Antes de tomar uma decisão, veja algumas dicas para garantir que você compre a moto mais adequada às suas necessidades, orçamento, preferências e habilidades de motorista.
O que você deve saber antes de comprar sua primeira moto
O primeiro que você tem que considerar é para que você vai usar a moto. Você quer uma para se deslocar pela cidade ou para realizar viagens longas? Você tem muita experiência como motorista ou nunca andou de moto? Essas são duas perguntas importantes – se você não tiver experiência, procure uma moto fácil de dirigir e evite modelos com muita potência.
Depois, vem a etapa de comparação entre preços e modelos. Para isso, é fundamental pedir opiniões, ler resenhas e comentários on-line e falar com outros donos ou vendedores de motos para avaliar diferentes opções.
Finalmente, seja realista com seu orçamento. Considere que além do custo inicial da compra, há despesas mensais com manutenção, seguro e combustível que devem ter o mesmo peso na sua escolha.
Motos: aspectos fundamentais
Se for comprar uma moto usada, é fundamental realizar uma inspeção abrangente para garantir que tudo esteja em boa condição. Se você não se sentir seguro ou não tiver os conhecimentos para fazer isso por conta própria, uma boa opção é contratar um mecânico para ter outro parecer.
Essa opção também é boa se a moto for nova, já que, sendo a primeira moto que você compra, é possível que você desconsidere muitos aspectos que o olhar de um especialista nesse tipo de veículos pode apontar.
Primeira moto: escolha do modelo
Seja qual for a marca ou o modelo, sua escolha deve considerar algumas questões básicas para garantir uma utilização correta:
- Confira que você possa firmar o pé depois de subir na moto;
- O modelo não deve ser muito pesado para você, pois isso dificulta a direção;
- Avalie se você andará sozinho ou terá acompanhantes frequentemente;
- Além da moto, considere que você precisará comprar equipamento, como o capacete obrigatório, um casaco e até mesmo calçado adequado para dirigir motos.
Motos novas: o que evitar
Ainda que sua moto seja novinha em folha, é muito importante não descuidar a manutenção. Siga sempre as recomendações sobre manutenção programada do fabricante para evitar danos no longo prazo.
Se a moto for usada, consulte todas as modificações que você quiser fazer com um mecânico profissional ou uma oficina especializada. Alterações ou consertos inadequados podem danificar a moto ou até mesmo comprometer sua segurança.
Finalmente, evite expor a moto a condições climáticas extremas como chuvas intensas ou sol durante longos períodos. Se você tiver que deixar a moto ao ar livre, cubra-a adequadamente.
Quantos quilômetros você pode andar de moto?
A quilometragem que uma moto pode atingir vai depender de diversos fatores, entre eles o modelo, a marca, a manutenção recebida e as condições de direção.
Via de regra, motos modernas com boa manutenção podem durar muitos anos e fazer milhares de quilômetros antes de requerer consertos importantes como uma troca de motor. Algumas motos podem durar mais do que outras por causa de diferenças no design e na qualidade dos materiais.
Quantos quilômetros são precisos para otimizar uma moto nova?
Para atingir o máximo desempenho possível, é preciso usar a moto até deixar as peças do motor bem “lubrificadas”. A melhor forma de fazer isso é dirigir em ambientes urbanos, sendo que no trânsito é preciso acelerar, frear e mudar a velocidade constantemente, aumentando a exigência sobre a moto. Esse período de “ajuste” é de cerca de mil quilômetros, porém alguns fabricantes recomendam limites mais baixos, como 400 ou 500 quilômetros.
A Segurarse destaque por oferecer os melhores preços para seguros de moto – a nossa especialidade! Confira todas as opções que temos para você com a nossa ferramenta de cotação múltipla on-line. Em poucos segundos, você poderá ver a opção mais conveniente para sua moto no que tange a preço e qualidade.